Vídeos

A Casa de Alba em vídeo

Jantar Solidário da Fundação Romão de Sousa 2018

A Alfândega do Porto voltou a acolheu o jantar de angariação de fundos para a Casa de Alba, um evento organizado pela Fundação Romão de Sousa. Reportagem do Porto Canal.

Alfândega do Porto acolhe jantar solidário pelos doentes de esquizofrenia

O Porto Canal acompanhou o jantar de angariação de fundos para a Casa de Alba, um evento organizado pela Fundação Romão de Sousa, a 25 de novembro, na Alfandega do Porto. Veja a reportagem.

Como é viver com esquizofrenia

Mafalda Farelo tem 27 anos e sofre de esquizofrenia. É uma das residentes da Casa de Alba e esteve a partilhar a sua experiência no programa Queridas Manhãs da SIC.

Fundação Romão de Sousa nas Grandes Manhãs do Porto Canal

Os responsáveis pela Fundação Romão de Sousa e Casa de Alba – Sophia Rocchi e José Romão de Sousa no programa Grandes Manhãs do Porto Canal.

Viver com esquizofrenia

No Dia Mundial da Saúde Mental, a RTP1 recebeu os responsáveis pela Fundação Romão de Sousa e Casa de Alba – Sophia Rocchi e José Romão de Sousa – abordando o tema da Esquizofrenia e outras perturbações mentais.

Casa de Alba - Comunidade Terapêutica em Saúde Mental

Comunidade Terapêutica mista para adultos com perturbações mentais graves. Serviços de alojamento, alimentação, intervenção integrada (psicóloga, psiquiátrica e psicossocial) e apoio na organização das atividades diárias. Tem capacidade máxima para 18 residentes, com quartos duplos ou individuais.

Alba House

Sunrise in Alentejo is an invitation to life. The sun breaks the horizon and spreads through the fields, creating a vital impulse that energizes the land and animals.
Casa de Alba, at the top of the hill, wakes up slowly, to the rhythm of dawn. For those who suffer from serious mental disorder Alba House is a place of hope, unique in Portugal, worth knowing.

2º Congresso Internacional em Saúde Mental

Cerimónica de Abertura

José Romão de Sousa, João G. Pereira, José Robalo e Francisco Ramos fizeram as primeiras intervenções do Congresso.

Tatiana Ferreira, Ana Carvalho e Branca Sá Pires

As intervenções estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas, com o tema «Phenomenological, Existential and Humanistic Psychotherapies».

Rex Haigh

Rex Haigh abordou o tema «Psychologically Enabling Environments: The therapeutic community tradition and legacy».

Dora Pereira e Ashok Bhattacharya

As intervenções de Dora Pereira e Ashok Bhattacharya estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas, com o tema «Qualitative Research Methods».

Célia Sales e João Albuquerque

As intervenções de Célia Sales e João Paulo Albuquerque estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas, com o tema «Quantitative and Qualitative Research Methods».

Intervenção de Susan Mizen

Susan Mizen esteve no 2º Congresso Internacional em Saúde Mental onde abordou o tema «The interface between brain and mind in personality disorder, the breakdown of the old biological/psychological divide and its implications for clinical practice».

James Ashcroft e Inês Macedo

As intervenções de James Ashcroft e Inês Macedo estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas com o tema «Pharmacology and Psycho Physiology».

Discurso de Encerramento - 1º Dia

João G. Pereira, Rex Haigh e Susan Mizen fizeram as observações finais do primeiro dia.

Susana Henriques e Jorge Gonçalves

As intervenções de Susana Henriques e Jorge Gonçalves estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas com os temas «Cognitive Neuroscience and Neurobiology» e «Philosophical Psychiatry».

Albino Maia

Albino Maia abordou o tema «From Drugs to Brain Stimulation in the Treatment of the Troubled Mind».

Maria Centeno e Maria Nobre

As intervenções de Maria Centeno e Maria Nobre estiveram enquadradas no Congresso com o tema «Family, Multifamily and Psychoanalytical Psycotherapies».

Mário David e Albo Lombardo

As intervenções de Mário David e Aldo Lombardo estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas com o tema «Group Psychotherapy, Therapeutic Communities and Group Analysis».

Martin Debanné

Martin Debanné esteve no Congresso, onde abordou o tema «Mentalization and Psychosis, an Integrative Perspective».

Patrícia Claudino, Jorge Gonçalves e Pablo Vidal

As intervenções de Patrícia Claudino, Jorge Gonçalves e Pablo Vidal estiveram enquadradas nas Sessões Paralelas com os temas «Experiential and Emotion Focused Therapies» e «Philosophical Psychiatry».

Discurso de Encerramento - 2º Dia

Albino J. Oliveira Maia , Jorge Gonçalves, João G. Pereira e Pablo Vidal fizeram as observações finais do segundo dia.