Lídia Conim é Enfermeira Especialista na Casa de Alba. Enfermeira graduada, a exercer funções desde 1987, especialista em Saúde na Comunidade e com mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, pelo Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Possui ainda parte curricular do mestrado em Sociologia, pela Universidade de Évora.

Atualmente a exercer funções no Centro de Saúde de Estremoz – Serviço de Urgência Básica, possui vasta experiência em cuidados de enfermagem em situação de internamento e de ambulatório, bem como cuidados domiciliários.

Trabalhou em vários locais, a saber: Hospital de Santa Cruz (1987-2000), Hospital Egas Moniz (1991-1996); Centro de Saúde de Rio de Mouro (2000-2001) e Centro de Saúde de Estremoz (desde 2001). A sua prática valoriza a enfermagem de proximidade, com enfoque nos utentes e suas famílias, promovendo a autonomia nas atividades de vida diária.

Especialmente sensível à área da saúde mental, nos aspetos relacionados com as diferenças (isolamento, segregação, exclusão, depressão), acredita que a sua prática de acompanhamento e vigilância com enfoque no indivíduo, podem fazer a diferença na recuperação e na melhoria das condições de saúde mental da população.

Os seus conhecimentos de prática com a Rede Nacional de Cuidados Continuados e os Cuidados de Saúde Primários poderão ser muito benéficos na futura implementação dos Cuidados Continuados em Saúde Mental.

Contactos