João G. Pereira é Psicólogo e Psicoterapeuta. Doutorado em Psicologia do Aconselhamento e Psicoterapia pela Universidade de Middlesex e Metanoia Institute em Londres. Membro efetivo com grau de especialista e especialidade avançada da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Com formação de base em psicologia forense, enveredou posteriormente pela psicologia clínica e do aconselhamento. Fez formação pós-graduada em modelos de psicoterapia cognitiva e construtivista no Instituto Mensalus de Barcelona e, mais tarde, formou-se como psicoterapeuta no Reino Unido onde trabalhou vários anos.

Com vasta experiência na área da toxicodependência, trabalhou com jovens e crianças em risco em organizações não-governamentais em Cambridge e em Norwich, e com adultos em tratamento de substituição em clínicas estatais Londrinas. De 2007 a 2013 ganhou experiência no Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) onde desenvolveu o seu projeto de doutoramento em Mentalization Based Treatment.

Trabalhou com perturbações de saúde mental graves em equipas multi-disciplinares e foi nesta fase que fez formação especializada no Anna Freud Centre e University College London. É psicoterapeuta acreditado pelo United Kingdom Council for Psychotherapy (UKCP), membro“Chartered”da Sociedade Britânica de Psicologia (BPS) e titular do Certificado Europeu de Psicoterapia da European Association for Psychotherapy (EAP).

Foi, durante dois anos, professor auxiliar convidado na Universidade de Évora, tendo também leccionado na University of East London (UEL) e no Metanoia Institute em Londres quem ainda colabora como supervisor de alunos de Doutoramento e Mestrado.

Em Portugal, colabora como Investigador Pós-Doc no Instituto de Filosofia (IFILNOVA) da Universidade Nova de Lisboa e em vários projetos com ligação à Saúde Mental. É formador no curso de formação teórico-técnico da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e Membro do Grupo IPHA (International Practice Based Research Network for Personalizing Health Assessment). O seu trabalho foi alvo de publicações em jornais e revistas científicos e apresentado em conferências nacionais e internacionais. É co-editor e autor do livro “Schizophrenia and Common Sense” publicado pela Springer-Nature e do livro “The Neurobiology-Psychotherapy-Pharmacology Intervention Triangle” publicado pela Vernon Press.

Mantém consultório privado desde o ano 2006.

Contacto