João G. Pereira é Psicólogo e Psicoterapeuta. Doutorado em Psicologia do Aconselhamento e Psicoterapia pela Universidade de Middlesex e Metanoia Institute em Londres. Membro efetivo com grau de especialista e especialidade avançada da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Com formação de base em psicologia forense, enveredou posteriormente pela psicologia clínica e do aconselhamento. Fez formação pós-graduada em modelos de psicoterapia cognitiva e construtivista no Instituto Mensalus de Barcelona e, mais tarde, formou-se como psicoterapeuta no Reino Unido onde trabalhou vários anos.

Com vasta experiência na área da toxicodependência, trabalhou com jovens e crianças em risco em organizações não-governamentais em Cambridge e em Norwich, e com adultos em tratamento de substituição em clínicas estatais Londrinas. De 2007 a 2013 ganhou experiência no Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) onde desenvolveu o seu projeto de doutoramento.

Trabalhou com perturbações de saúde mental graves em equipas multi-disciplinares e foi nesta fase que fez formação especializada no Anna Freud Centre e University College London. É psicoterapeuta acreditado pelo United Kingdom Council for Psychotherapy (UKCP), membro“Chartered”da Sociedade Britânica de Psicologia (BPS) e possuidor do Certificado Europeu de Psicoterapia da European Association for Psychotherapy (EAP). É actualmente professor auxiliar convidado na Universidade de Évora, tendo também leccionado na University of East London (UEL) e no Metanoia Institute em Londres.

É também membro da comissão ética de investigação no mesmo instituto e continua a colaborar com o NHS como investigador e formador na área da saúde mental. Em Portugal, colabora como Investigador Pós-Doc no Instituto de Filosofia (IFILNOVA) da Universidade Nova de Lisboa e em vários projetos com ligação à Saúde Mental.

Membro do Grupo IPHA (International Practice Based Research Network for Personalizing Health Assessment), mantém consultório privado desde o ano 2006. O seu trabalho foi alvo de publicações em jornais e revistas científicos e apresentado em conferências nacionais e internacionais. É co-editor e autor do livro “Schizophrenia and Common Sense” recentemente publicado pela Springer-Nature. 

Contacto