Cláudia Pedro é Psicóloga Clínica na Casa de Alba. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora. Desenvolveu a dissertação de mestrado “Como lidam as pessoas com as crises de saúde? Uma análise das manifestações de coping secundário no twitter, durante uma crise”, estando no momento a escrever um artigo neste âmbito para ser publicado em revistas científicas da área.

Realizou o estágio curricular no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Hospital do Espírito Santo em Évora onde desenvolveu várias atividades como acompanhamentos psicológicos, avaliações psicológicas, participação na Unidade de Psicologia da Infância e Adolescência com a realização de acolhimentos, reuniões de equipa no internamento em Psiquiatria com o objetivo de reportar os casos que precisariam de ter continuidade de acompanhamento em ambulatório.

No decorrer do estágio começou a utilizar o programa IPPS (Individualited Patient Progress System) apresentando-o à equipa, resultando no interesse de utilização de alguns membros passando assim o DPSM a colaborar com a Universidade de Évora na recolha de dados através destas “Medidas Personalizadas de Monitorização dos Ganhos Terapêuticos”, título da apresentação.

Participou recentemente na formação “Saúde Mental – implementação de respostas na comunidade” no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Pólo Júlio de Matos.

Contactos