Cátia Ribeiro Alves é licenciada (pré-Bolonha) em Psicologia, ramo de psicologia clínica, pela Universidade de Évora. Membro em formação de especialidade em psicoterapia psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora certificada. Com experiência profissional em contextos diversos, foi colaboradora do projeto NOP “Novas Oportunidades Parentais”, promovido pela “Questão de Equilíbrio” e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Programa Crianças e Jovens em Risco.

Colaborou como psicóloga de um Lar de Infância e Juventude e ainda num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Exerceu também funções de psicologia numa Comunidade Terapêutica para Toxicodependentes em Castro Verde e em diferentes estabelecimentos prisionais no Centro e Sul do País.

No campo da investigação, colaborou no Estudo Nacional Sobre “Saúde e Bem-Estar Psicológico” realizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa, sob a coordenação da Organização Mundial de Saúde e da Universidade de Harvard. Exerce prática clínica em contexto privado.

Contacto